picture of SFT Technology High-Precision Weighing

Tecnologia do Smart Force Transducer (SFT) - Transdutor de força inteligente

picture of SFT Technology High-Precision Weighing

Como é que a tecnologia SFT da Coperion K-Tron proporciona uma pesagem de alta precisão até nos ambientes fabris mais difíceis

Considere um doseador por perda de peso a operar num ambiente fabril típico. O controlo de débito é conseguido através da pesagem em contínuo da totalidade do sistema de doseamento, controlando depois o ritmo ao qual o sistema perde peso. No cenário anterior com o peso do sistema de doseamento versus tempo, o débito desejado é representado pela alteração do peso do sistema por unidade de tempo, ou simplesmente pelo declive negativo do sinal de peso. A carga total aplicada ao sistema de pesagem é composta pelo peso atual do sistema mais a força variável das vibrações da fábrica.

load measurement graphic

Number 1 graphicMedição da carga - A carga total aplicada (A) faz com que a corda (B) altere a sua frequência de ressonância (gama de medição 10-15 KHz). O sinal (C) é convertido para uma onda quadrada (D).


Impulse Counting graphic

Number 2 graphicContagem de impulsos - A contagem de impulsos começa na extremidade esquerda de uma onda quadrada e continua até ser detetada a primeira extremidade esquerda do grupo de amostras seguinte. Durante cada período de medição, a contagem da vibrações da corda é gravada num registo, enquanto que os impulsos de relógio são contados simultaneamente e registados em separado. Para obter todos os dados sem perdas, a deteção do final de um grupo de amostras desencadeia a entrada do total da contagem de impulsos e o tempo decorrido num conjunto de registos de aquisição e é iniciado um novo grupo de amostras.


Frequency Calculation graphic

Number 3 graphicCálculo da frequência - Enquanto a contagem continua ininterruptamente nos registos primários, um microprocessador integrado calcula a frequência para cada grupo de amostras com uma elevada resolução computacional, utilizando cálculos de vírgula flutuante de 32 bits.


Temperature Compensation graphic

Number 4 graphicCompensação de temperatura - A dependência térmica da relação carga / frequência é minimizada através da escolha cuidadosa dos materiais com que é fabricada a corda e os outros elementos do sensor. O pequeno efeito térmico residual é matematicamente compensado através da aplicação de coeficientes de zero e fim de escala, determinados durante o fabrico, e guardados na EEPROM do SFT. Um sensor de temperatura de resposta rápida está termicamente acoplado ao sistema da corda. A frequência de saída encontra-se entre os 18 e 30 kHz. A medição de temperatura é bastante linear e a resolução é superior a 0,001°C.


Linearization graphic

Number 5 graphicLinearização - A relação entre a carga aplicada e a frequência da corda é quase parabólica, onde a frequência corda é proporcional à raiz quadrada da carga aplicada. Os coeficientes polinomiais para a linearização são determinados para cada SFT durante o fabrico, e guardados na EEPROM do SFT. Os coeficientes conservam a sua validade ao longo do período de vida do sensor, eliminando a necessidade de recalibração periódica.


Digital Filtering graphic

Number 6 graphicFiltragem digital - O fluxo constante de amostras de peso é então filtrado digitalmente. O filtro digital pode ser ajustado para diferentes frequências de corte (0,1 - 10 Hz), dependendo da configuração individual do doseador.