Quando utilizar o batch por perda de peso

O batch por perda de peso proporciona o método mais rápido e preciso de doseamento e controlo individual de matérias-primas num processo por batch

Loss-in-weight batching illustratedQuando um processo requer que cada matéria-prima seja pesada com bastante precisão, ou quando os tempos de ciclo do batch têm que ser reduzidos ao mínimo, ou ainda, caso exista uma grande disparidade na proporção entre os macros e minis, o batch por perda de peso (LIW) é a solução ideal.

O tamanho do batch e os requisitos de precisão, determinam muitas vezes se o método de batch por ganho de peso ou por perda de peso é o melhor para o seu processo. Em geral, o ganho de peso pode ser utilizado quando o tempo de resposta e resolução de uma balança de plataforma forem suficientes para garantir os requisitos de precisão do batch. Mas a maioria das balanças plataforma não tem velocidade e resolução suficientes para processar pequenas quantidades de matéria-prima de um batch para dentro de um contentor de grande volume.

Enquanto o batch por ganho de peso utiliza doseadores volumétricos para dispensar sequencialmente cada matéria-prima, os doseadores gravimétricos em modo batch por perda de peso, dispensam simultaneamente as matérias-primas para uma tremonha de receção.

Para conseguir uma precisão de +/- 0,1 a 0,5%, os sistemas de batch por perda de peso da Coperion K-Tron utilizam uma tremonha com doseadores por perda de peso instalados em células de carga digitais de alta velocidade com uma resolução de 1 parte em 4 milhões.

Um controlador batch por perda de peso monitoriza a perda de peso do material na tremonha e controla as funções de início/paragem do doseador.

Com cada doseador equipado com seu próprio sistema de pesagem dedicado, o sistema batch LIW dispensa cada matéria-prima com maior precisão e em menos tempo.

Loss-in-weight feeders feed various components to an IBC on a platform scaleAo contrário da disposição em camadas das matérias-primas que se verifica com o batch por ganho de peso, no batch por perda de peso todas as matérias-primas são doseadas ao mesmo tempo, eliminando esse efeito, e por essa via, o tempo e custo das etapas de processo subsequentes.

A doseamento batch por perda de peso é a solução ideal quando uma formulação incluí micros. Frequentemente, por especificação da formulação, os micros necessitam de uma pesagem com elevada precisão e são geralmente de elevado custo, o que os torna prioritários no que diz respeito ao controlo de custos.

Se for necessário, por razões de segurança ou verificação adicional, é possível implementar um método de dupla pesagem do batch dispensado.

Este conceito combina o sistema batch por perda de peso a dosear para um sistema por ganho de peso.

O sistema por ganho um peso é utilizado apenas para confirmar o batch entregue pelo sistema por perda de peso, antes de este ser aceite para posterior processamento.

Na ilustração acima de uma aplicação na indústria farmacêutica, os doseadores por perda de peso são mostrados a dosear diversos componentes para um IBC posicionado numa balança plataforma.