Smart Flow Meter (SFM) - Caudalímetro de sólidos inteligente: Medição gravimétrica de produtos a granel secos

O SFM Coperion K-Tron é usado em indústrias que necessitem de uma medição, registo ou monitorização fiáveis picture of Coperion K-Tron Smart Flow Meterde caudal de produto a granel.

Em aplicações de débitos elevados, o SFM proporciona um doseamento de alta precisão, a débitos muito elevados até 200.000 dm³/h (7.000 ft³/h). Além de um custo de aquisição mais baixo, comparativamente a um doseador por perda de peso de grandes dimensões, o SFM tem ainda custos de manutenção inferiores e necessita de menos espaço disponível para a sua montagem. Há dois modelos disponíveis: K-SFM-275-A e K-SFM-350, dependendo dos requisitos da aplicação.

Ver demonstração animada: Caudal mássico

(NOTE: para um desempenho ideal clique no botão direito do rato sobre o link acima e guarde o ficheiro no ambiente de trabalho)

Produtos a granel / Características

O SFM tem sido utilizado em processos de produção de pellets de resina PE, onde o componente principal, o pó PE, é doseado com precisão e suavidade para a extrusora por um SFM. Outras indústrias de processo onde tem sido utilizado o SFM são a dos plásticos, químicos, alimentação animal, cimento, carvão, vidro, alumínio, cereais, etc. O tamanho típico das partículas é de aproximadamente 0,02 mm até 10 mm. Os produtos a granel podem consistir em granulados, aparas ou fibras. As características de escoamento do produto a granel têm de ser boas a muito boas.

Para especificações completas sobre este medidor de caudal mássico único, que pode também funcionar como doseador, ver a nossa página de catálogo do SFM

Design

O SFM não possui peças móveis. O produto a granel flui através de duas estações de sensores de força que não exercem qualquer efeito mecânico sobre produto. Dependendo da gama de funcionamento, o SFM pode ser equipado com o canal de medição A (secção transversal estreita) ou o canal de medição B (secção transversal larga).

Funcionamento

O SFM utiliza os princípios da física Newtoniana: F=ma. O produto a granel flui por gravidade para o canal de medição superior, uma calha inclinada montada num transdutor de força onde a força FR, agindo sobre a calha de forma perpendicular, é medida como massa. O produto a granel flui então para o canal vertical inferior que determina a velocidade ou ritmo da aceleração (Força FP). O débito é calculado, por unidade de tempo, a partir dos sinais destes dois sensores.

Fazer download da informação: Comparação dos métodos de medição do débito de produtos a granel