Doseamento volumétrico incorporado na máquina

Concebido para doseamento incorporado na máquina, o doseador volumétrico ProRate é adequado para aplicações de doseamento para injeção ou extrusão.

À medida que o produto entra na máquina de processo, o doseador ProRate doseia com precisão pellets de cor concentrada, modificadores ou aditivos de fácil escoamento para serem incorporados no fluxo matéria-prima. Está disponível uma gama alargada de débitos, conseguida através da variação da velocidade dos motores ProRate com o complemento de uma série completa de diferentes tamanhos de fusos.

Concebido para permitir uma elevada flexibilidade modular, o ProRate pode ser ampliado ou diminuído no número de dispositivos de doseamento de modo a adaptar-se aos seus requisitos em permanente mudança. Se, por exemplo, começar por dosear apenas uma matéria-prima e mais tarde quiser adicionar uma segunda, basta simplesmente aparafusar outro doseador ProRate. Além disso, o sistema de controlo baseado num microprocessador permitem uma calibração fácil e a monitorização continua da velocidade do ProRate através de um sistema de controlo em loop fechado, para assegurar a precisão do doseamento.


picture of Injection Application

Aplicações de injeção

Para manter um rácio consistente de matéria-prima e de aditivos, o ProRate pode ser configurado para sincronizar o ciclo de arranque e paragem com a máquina de moldação por injeção. A entrada de encravamento elétrico do ProRate sincroniza o doseador com o processo de injeção. Isto permite ao ProRate dispensar produto, apenas durante o ciclo de recuperação fuso ou câmara de injeção.


Aplicações de Extrusão

O ProRate é também adequado para doseamento em contínuo em aplicações de extrusão. Uma vez definido débito, o ProRate manterá essa definição de modo preciso por períodos de funcionamento longos ou curtos. O definição do débito do ProRate pode também ser em função da velocidade da extrusora. Ligando a entrada analógica do ProRate a um sinal em tensão que represente a velocidade da extrusora, este irá adaptar-se ás variações de velocidade da extrusora, para cima ou para baixo, a partir do objetivo definido inicialmente.


picture of cast aluminum housing

Construção e desempenho:

Estrutura em Alumínio Fundido

Com uma estrutura em liga de alumínio fundido de alta qualidade, o ProRate tem a robustez necessária para suportar as cargas, vibrações e forças laterais das aplicações mais exigentes.


picture of feeder calibration

Fácil calibração

A facilidade de abertura e fecho do sistema de recolha de amostras do ProRate e, o sistema de controlo baseado num microprocessador, tornam o procedimento de calibração uma tarefa limpa, rápida e precisa. Funcionando em modo de amostra, o controlador mostra com exatidão no seu display o número total de rotações do fuso, durante o tempo de recolha da amostra. O peso da amostra de produto dispensado através do sistema de recolha de amostras, é então dividido pelo número total de rotações para chegar a um valor de peso dispensado por rotação.


picture of a feed rate motor

Motor de elevada performance

Cada ProRate utiliza um motor DC de elevada robustez que funciona com eficácia tanto a velocidades altas como baixas. Os elevados binários de arranque e o funcionamento delicado em toda a gama de velocidades são obtidos por uma caixa de redução de dentes retos. Adicionalmente, o tacómetro digital integrado do motor, fornece feedback ao sistema de controlo em loop fechado, de modo a garantir um RPM consistente


picture of ProRate control panel

Sistema de controlo baseado em microprocessador

O sistema de controlo baseado em microprocessador, torna a supervisão do operador simples e precisa. Para introdução de dados e monitorização por parte do operador, cada controlador possui um mostrador LCD de grande dimensão para fácil leitura, indicação de alarmes de falha e um teclado para introdução de dados sensível ao toque. Através do controlador, o ProRate pode ser programado para acompanhar uma extrusora, iniciar e terminar ciclos repetidamente com a máquina de moldação por injeção ou funcionar em modo de amostras para operações de calibração.


picture of quick change screw mechanism

Troca rápida de produto

As trocas de cor ou de produto são agilizadas pelo sistema giratório ProRate do motor. Afaste simplesmente o motor e o acionador da estrutura, retire a tampa deslizante e esvazie a tremonha de alimentação. Com o acionador afastado para o lado, o fuso de doseamento e a respetiva camisa podem também ser removidos para limpeza.


picture of a ProRate auger

Flexibilidade aumentada: Escolha do tamanho do fuso

Estão disponíveis fusos para cinco débitos variáveis. Facilmente intercambiáveis sem necessidade do recurso a ferramentas, cada fuso está alojado numa camisa maquinada com elevada precisão mecânica. Isto garante uma folga apropriada em torno do fuso para otimização da precisão de doseamento.


picture of two different size hoppers

Escolha das tremonhas

Estão disponíveis tremonhas de montagem central e lateral. As tremonhas de montagem central destinam-se a aplicações em que todos os produtos são doseados por doseadores ProRate. As tremonhas de montagem lateral libertam espaço para montagem no pedestal do ProRate de uma tremonha com o produto base. De modo a proporcionar a inspeção visual do produto e uma limpeza fácil da tremonha, cada uma inclui duas janelas de inspeção e uma tampa de acesso rápido. Estão disponíveis, opcionalmente, sensores de nível e tampas concebidas para acomodar recetores de vácuo da série 2400.


picture of carbon steel pedestal

Design modular

Cada pedestal em aço carbono tem posições para até quatro doseadores ProRate. As posições não usadas obturadas com visores transparentes Lexan. Isto permite adicionar ou remover doseadores ProRate para adaptação a requisitos futuros.